O que é psicanálise?

"A Psicanálise? Uma das mais fascinantes modalidades do gênero policial, em que o detetive procura desvendar um crime que o próprio criminoso ignora."

Mario Quintana

A psicanálise é uma abordagem que trata o sofrimento pela palavra e escuta, levando em conta o Inconsciente.  O inconsciente é esse incansável trabalhador, responsável pelas nossas atitudes que temos para além de nossa consciência e de nossa vontade.

O inconsciente é o que nos leva a fazer coisas que não queríamos ter feito, ou que faz com que não conseguimos fazer coisas que gostaríamos de fazer. Também é por conta do inconsciente que tendemos a repetir nossas histórias ou de nossos familiares sem ao menos percebermos.

Resumindo, é o que escapa de toda racionalidade e pensamento. Tudo o que está armazenado em nosso inconsciente afeta as nossas vidas. O modo como pensamos, agimos e expressamos opiniões é resultado de uma memória, crença ou desejo que não temos acesso pela consciência e o trabalho de uma análise tem como norte escutar o que está por traz do que é dito.

"Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais: somos também o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos; somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os impulsos a que cedemos sem querer." (Sigmund Freud)

Sigmund Freud foi fundador dessa abordagem e o psicanalista mais conhecido, mas há outros psicanalistas que contribuíram para o movimento psicanalítico. 

Dentre eles, Lacan é o que eu escolhi como referencial teórico. Lacan retoma toda a obra de Freud e avança em diversos conteúdos e conceitos, sem perder Freud como base de seus estudos. 

“Nossos atos falhados são atos que são bem sucedidos, nossas palavras que tropeçam são palavras que confessam” (J. LACAN, Sem. 1, cap. 21).